Bem - Vindo
                           ao INEPRO!

Projetos

JurisWay

Banco Intelectual

Jornal do Direito

Sobre o INEPRO

O que é o INEPRO

O Instituto Nacional de Educação Profissional (INEPRO) é uma instituição de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que busca o fomento do sentimento de cidadania, colhendo e distribuindo informações. Oferece, ainda, treinamentos e cursos de conteúdo técnico, especializado e prático, via Internet, com o objetivo de robustecer e valorizar o potencial cultural e profissional dos cidadãos de uma forma geral e do trabalhador em particular.

É intenção do INEPRO, ainda, disponibilizar uma ferramenta efetiva que viabilize o desenvolvimento pessoal de cada cidadão, tornando-o capaz de entender os valores da vida em sociedade e, em especial, conhecer a origem, a função e os efeitos das regras jurídicas no mundo civilizado e democrático.

O INEPRO entende que é fundamental o conhecimento jurídico básico, para todos os cidadãos, independentemente de profissão, sexo, religião ou idade.

Isso porque, com o novo século, o mundo mudou, as relações sociais, em qualquer âmbito, são mais sofisticadas e sempre reguladas por normas especialmente definidas. Quem desconhecer a amplitude e largueza de seus limites estará marginalizado, fora de qualquer evento competitivo, e dificilmente terá base e espaço para progredir.

Antes, um analfabeto tinha como obter emprego de trabalhador braçal em qualquer empresa; atualmente, lamentavelmente, está excluído desta disputa.

Há menos de dez anos exigia-se apenas o curso de datilografia para um candidato a auxiliar de escritório; hoje, porém, só os que dominam o computador podem sonhar com um emprego de escriturário.

O século passado foi dominado pelos coronéis, pelos expertos e pelos valentes; já o século presente exige de seus líderes, entre outras fatores, inteligência, persistência e capacidade de negociação.

Por isso, é certo, o conhecimento jurídico básico, já a partir de agora, é o grande diferencial entre os cidadãos, quer seja eles operários, empresários, donas de casas, médicos, engenheiros ou políticos.

Estamos diante de uma nova e exigente época. Aquele que não souber como se constrói a trama social, como se divide e se exerce o poder, como se participa das decisões políticas, e sequer, como se deve comportar em cada embate do dia-a-dia, não será mais do que um escravo do conhecimento dos demais. Além disso não saberá, e sequer acreditará, que possui uma extraordinária força como cidadão e um imenso patrimônio como condômino deste imensurável universo.

O INEPRO quer ajudar aos sábios a dividir o seu conhecimento; aos que pouco sabem a absorver os ensinamentos e, a todos, construir a esperança de uma sociedade mais simples, equilibrada e justa.

 

 

© Copyright 2010 INEPRO - Todos os direitos reservados - English JurisWay